.

Brasil: Prêmio Nacional Abdias Nascimento

Por iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) apresenta a primeira edição do Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO em 2011.


Criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento – cujo registro no SJPMRJ é de 1947 –, o prêmio tem o propósito de estimular a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra.
O objetivo é destacar o potencial informativo e de mobilização social do jornalismo para o fim da discriminação racial, além de incentivar a cobertura sobre medidas de combate as desigualdades socioeconômicas em função da raça no país.
Embora, cientificamente, o termo “raça” tenha deixado de ser biológico, a ideia da raça continua a reproduzir exclusão e desigualdades nas relações cotidianas da sociedade brasileira.
O Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO surge no momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declara 2011 como o Ano Internacional para os/as Afrodescendentes.
Para saber mais sobre o prêmio acesse aqui


Share:

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota importante: las opiniones expresadas en los artículos de Africanidad.com no son necesariamente las de su redacción o las de Centro Panafricano. Los comentarios están moderados y pueden tardar varios días en publicarse, sólo se publicarán si el lenguaje es respetuoso.

Antumi Toasijé

Antumi Toasijé
Doctor en Historia, Cultura y Pensamiento

Relacionado